Menina de 9 anos vira “Blogueira Fitness”

Existe um enorme mercado no mundo dos blogs que diz respeito aos temas da saúde, alimentação e perda de peso. Desse nicho surgiu o mercado “fitness”, onde principalmente mulheres compartilham seu dia a dia e rotina de alimentação e exercícios, sempre com corpos perfeitos, bronzeados e com pouquíssima roupa para milhares de seguidores.

Elas são as “Musas Fitness”. Até aí tudo bem, cada um faz o que quer de sua vida. Não é um estilo de vida que me atrai, porque geralmente é bem extremista, mas cada um, cada um. Já ver uma menina de 9 anos ser alçada pelos pais à condição de Blogueira Fitness, aí a coisa muda de figura. Continua sendo problema deles, mas me incomoda ao ponto de me manifestar por aqui.

Uma menina de 9 anos chamada Anna Clara Mansur ostenta em sua bio no Instagram a frase “primeira blogueira fitness infantil”. Aos nove anos, vivo uma vida saudável com treinos e alimentação”. Ela tem até um email específico de contato com o termo fitness incluído.

Screen Shot 2015-02-02 at 11.27.38 AM

Isso está errado em tantos níveis que não sei nem por onde começar. Pelo que fiquei sabendo o pai é personal trainer e a mãe o acompanha. Segundo eles o interesse da menina surgiu por conta própria. Mesmo que isso seja verdade, acho irresponsável incentivar esse tipo de comportamento. Uma menina de nove anos, que já vive num mundo onde mulheres sentem-se pressionadas constantemente por padrões de beleza, não deveria estar preocupada em levar tal estilo de vida, tampouco servir de “musa” ou “guru” para outras de sua idade.

O interesse comercial dos pais nesse perfil está claro. Explorar o lado “fitness” e criar email de contato só mostra que o interesse maior é monetizar o perfil da menina, não passa nem perto de apenas prover um estilo de vida saudável a ela.

Por mais “lúdico” que possa ser o treino ou a alimentação, chega a ser deprimente a atitude dos pais. Crianças de nove anos se mantém saudáveis comendo normalmente, brincando na escola ou em casa, nos parques, na piscina, etc. Não precisa de treino específico, tampouco de uma alimentação preparada. Isso é mais irresponsável ainda pelo fato de que crianças são MUITO diferentes umas das outras. O que é recomendado pra uma pode ser prejudicial para outra.

Eu, como pai, só lamento que haja pessoas que criem seus filhos dessa forma. Pais que tratam filhos como investimento e buscam capitalizar em cima. Seria interessante que eles explicassem (o espaço aqui fica aberto) para evitar interpretações erradas. Eles não tem obrigação de dar satisfação a ninguém, mas com tamanha exposição é o mínimo a fazer até mesmo para preservar a imagem da filha.

No momento o perfil da menina no Instagram está fechado. Entre as fotos, tem coisas como isso aqui abaixo e fotos dos “treinos”, da alimentação (a menina aparece sorrindo comendo macarrão integral e carne e ainda agradece a empresa que fez a comida) e das roupas de academia dela:

Screen Shot 2015-02-02 at 11.31.24 AM

Piada com Whey Protein de uma menina de 9 anos? Tá na cara que não. É apenas falta de noção dos pais, mesmo.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *