Estamos criando crianças fracas mentalmente?

Uma decisão do Procon-RJ me incomodou bastante. Ovos de chocolate com frases para “sacanear” os amigos foram removidos das prateleiras por “incentivarem o bullying”. Os ovos de chocolate continham frases como “morto de fome”, “nerd” ou “nervosinho”, segundo matéria do O Globo.

Ovo retirado das prateleiras. Foto: Procon-RJ.

Ovo retirado das prateleiras. Foto: Procon-RJ.

Isso me faz refletir sobre algo que eu já pensava há muito tempo. Os pais não estão preparando os filhos para o mundo, estão querendo mudar o mundo para que seus filhos não sofram. E isso é muito diferente de querer tornar o mundo um lugar melhor.

Através de liminares, processos, extremismos e decisões polêmicas, muitos pais querem evitar a todo custo que seus filhos sofram. O problema é que isso é impossível, o sofrimento faz parte da convivência em sociedade. Não é um ovo de chocolate com uma frase engraçadinha que vai fazer seus filhos entrar em depressão ou torná-lo uma pessoa ruim.

Eu, como pai, acho fundamental preparar meus filhos para torná-los independentes e com capacidade de tomar boas decisões. Através da educação em casa, sempre mostrarei para eles que bullying é errado, mas que você pode, sim, brincar com seus amigos. A questão aí é a consciência e a noção de limites, coisas que se aprendem através de experiências.

A impressão que tenho é de que essas decisões apenas servem pra agradar pequenas parcelas da sociedade, servem como um cala boca mas no fundo só deixam as crianças despreparadas para o mundo, com a mente fraca para lidar com problemas e frustrações pois elas simplesmente são privadas das experiências ruins pelos pais. Quando o mundo não for bonzinho com elas, elas não saberão como lidar com as portas fechadas, os nãos e as dificuldades de viver.

Há várias formas de transformar o mundo num lugar melhor para se criar um filho, mas essa não é uma delas.

Link da notícia via @leticia_lcoelho

Comentários

comentários

Comments (4)
  1. Herdson 02/04/2014
  2. Cláudia 02/04/2014
  3. Janaína 02/04/2014
  4. ricardinhus 02/04/2014

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *