Esquadrão anti-chupeta: entre pra esse time!

A chupeta é a melhor amiga de alguns pais. Só com ela, em determinados casos, é possível ter algumas horas de sono à noite. Mas o que a gente acaba esquecendo é que, por umas horinhas a mais de sono, muitos problemas podem surgir lá na frente. É por isso que eu sou um orgulhoso membro do Esquadrão Anti-Chupeta. Veja alguns dos problemas associados ao uso da chupeta nos pequenos:

  • Otites
  • Infecções e contaminação
  • Má formação dos dentes
  • Desmame antecipado do bebê

Por mais que a chupeta acalme, o benefício de ter o seu bebê dormindo como um anjinho acaba não compensando pela quantidade de problemas que podem ocorrer pelo uso prolongado do objeto. Principalmente relacionado a amamentação. Quando o neném chupa chupeta, ele fica “preguiçoso”. A sucção é prejudicada e ele acaba desistindo do peito, por ser mais difícil de puxar que a chupeta. E nem precisamos explicar o quão importante é a amamentação.

Perdi muitas noites de sono ninando ou acalmando João, por preferir não simplesmente colocar uma chupeta nele. Mas certamente irei colher os frutos no futuro, respeitando seu desenvolvimento e preservando sua saúde. Tudo é uma questão de escolha, o objetivo aqui não é julgar os pais ou dizer que está errado. É só um alerta e um recado de que com um pouco de esforço de ambos, é possível viver sem a chupeta.

O papel do pai nesse caso é importantíssimo, pois normalmente a mãe já passa as noites acordada ou dormindo mal por conta da amamentação. Cabe ao pai o papel de dividir essa tarefa, seja confortando o filho, trocando fralda, indo buscar água pra esposa, etc. Você, como pai, deve exercer o seu papel, principalmente de companheiro. Não existe mais esse papo de que a responsabilidade de cuidar dos filhos é da mãe. Garanto a você que participando da vida do seu filho, você terá momentos inesquecíveis em sua vida. Você terá todo o tempo do mundo pra dormir no futuro e irá sentir falta de cada momento que deixou de passar com seus filhos nessa fase.

Por mais tentador que seja colocar a chupeta, pense duas vezes. A saúde do seu pequeno agradece!

Comentários

comentários

Comments (4)
  1. Rafael 24/11/2013
  2. Déborah Abrantes 30/11/2013
  3. Washington Lins 17/12/2013
  4. Emilia Camargo 27/08/2014

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *